Recursos Visuais
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"Este trabalho foi, originalmente, apresentado em forma de Apostila. Eu buscarei tanto quanto possível, manter o mesmo formato."
O USO DE RECURSOS VISUAIS NO ENSINO BÍBLICO
Dedico
este trabalho ao meu Senhor e Salvador Jesus Cristo, por Seu amor,
misericórdia e bondade ao designar-me para o ministério de educação
bíblica de crianças. Minha oração é ser encontrada fiel.
“Sou
grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor,
que me considerou fiel, designando-me para ministério.” 1 Tm 1:12
Agradeço ao meu amado esposo Paulo Brasil. Irmão, companheiro e maior incentivador. Agosto/2005
Apresentação
Sempre
que fazia palestras sobre Recursos Visuais para professores de Escolas
Bíblicas Dominicais notava que havia, por parte dos irmãos, grande
interesse e disposição para utilizar em suas Igrejas aquele material. Um
conjunto variado de impossibilidades os impedia. O sentimento que vinha
em meu coração era que com muito pouco poderia ajudá-las. E, assim, um
dia, poderia vê-las em suas salas utilizando os recursos e engrandecendo
o nome d’Aquele que nos resgatou.
Foram
várias as tentativas e modelos pensados para suprir tal necessidade. O
quê e como fazer, eram duas questões que me confrontavam. Após alguns
anos, desde a primeira apresentação feita, comecei a esboçar, mesmo que
apenas em minha mente, algo que viesse efetivamente ajudar aos meus
irmãos professores. E esse esboço virou um projeto. Assim, dispus-me a
apresentar um guia que pudesse servir em duas frentes: incentivo e
orientação.
O
Senhor em todas as circunstâncias confirmou a sua necessidade e a
possibilidade de realizá-lo. Não apenas me conduziu, como também,
providenciou todos os recursos necessários para esta obra.
Disponibilizo
aos amados irmãos este pequeno manual, que, sem dúvida, tem maior
utilidade quando acompanhado em leituras durante minhas palestras. Nele
há, sucintamente, algumas sugestões de Recursos Visuais que poderão ser
utilizados no ensino bíblico. Descrevo, ainda, as características das
crianças por faixas de idades e outros aspectos que julgo importante.
A
despeito do sentimento de que ele ainda está incompleto, tenho a enorme
satisfação de poder exaltar ao Senhor, com este trabalho. Espero,
assim, que seja proveitoso para todos aqueles que dele se utilizarem.
Pois, somente é para Cristo toda a honra e glória.
“Ora,
aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e
aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,
enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por
nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus”. 2 Co 9:10-11
1. RECURSOS VISUAIS
Durante
a aula o professor lança mão de meios que o ajudam a vencer as
barreiras naturais do processo de transmissão de conhecimentos. Algo que
consiga fazer que a teoria abstrata chegue o mais próximo possível da
realidade do aluno.
Nós,
adultos, temos raciocínio abstrato, mas a criança precisa “visualizar”
para melhor compreensão. Os Recursos Visuais (ou áudios-visuais) são um
grande auxílio.
1.1. O que são?
Um meio e não um fim – são alternativas utilizadas para ensinar a
Bíblia. O conhecimento bíblico é o fim que se deseja alcançar.
Um método e não uma mensagem – pois auxiliam o professor na transmissão do assunto.
Uma técnica e não um professor – são quadros que aguçam o raciocínio,
aumentando a associação e permitindo melhor assimilação do ensino.
São: cartazes, flanelógrafo, gravador, slides, fantoches, lousa, data show, objetos da natureza e outros.
1.2. Por que utilizá-los?
Deus usou diversas figuras, quando se comunicou com os homens:
Arco no céu com Noé
(Gn 9.12-17).
Estrelas com Abraão
(Gn 15.5-6).
Sarça ardente com Moisés
(Êx 3.1-14).
Jesus lançou mão fartamente de recursos visuais para transmitir sua Palavra:
Três coisas perdidas
(Lc 15).
Grão de mostarda
(Mt 13.31).
Uma criança
(Mt 18.2,4).
1.3. Sua importância
É eficaz na comunicação.
Cria uma atmosfera apropriada – pois desperta o Princípio da Atenção.
Enriquece a apresentação – pois há uma grande diferença entre somente
ouvir uma palestra e ouvi-la, acompanhada de visuais correspondentes aos
assuntos tratados.
Torna o ensino agradável, quebrando a monotonia.
Ajuda o professor na transferência do ensino.
1.4. Utilização de Recursos Visuais por Faixa Etária
Nós
vimos o que são recursos visuais, porque utilizá-los, sua importância e
agora veremos sua aplicação prática no ensino bíblico, baseado nos
seguintes critérios:
Divisão das crianças por faixa etária:
O
critério utilizado é o padrão, tanto em escolas seculares como em EBD’s
de um modo geral. As Classes de Jardim (crianças de 2-3 anos) podem
orientar-se pelos Principiantes e de Jovens (a partir de 15 anos) pela
de Adolescentes, pois não serão contempladas no primeiro momento deste
trabalho.
Principiantes (crianças de 4-5 anos), Primários (crianças de 6-8 anos),
Juniores (crianças de 9-11 anos) e Adolescentes (crianças de 12-14
anos).
Descrição de características das crianças:
Conhecer
algumas características das crianças dá as professoras uma maior
compreensão de seus alunos, seus estágios de desenvolvimento físico,
intelectual, emocional, etc. O objetivo é fornecer subsídios para que
melhorem as aulas e possam ajudá-los em suas dificuldades. As
características abordados foram:
Físicas, Mentais, Sociais, Emocionais e Espirituais.
Sugestão de Recursos Visuais a serem utilizados no ensino.
Foram
sugeridas apenas algumas das inúmeras possibilidades de Recursos
visuais que podem ser utilizados no processo de ensino. Contemplamos:
Decoração da sala de aula, Recursos a serem utilizados nos Cânticos, Versículos, Aulas e Pós-aula.
2. PRINCIPIANTES (4-5 anos)
2.1. CARACTERÍSTICAS
Físicas
Crescimento e desenvolvimento físico muito rápido.
São irrequietos, bastante ativos, brincam o tempo inteiro, cansam-se
rapidamente, e, por isso, precisam de períodos de descanso.
Mentais
A Lição Bíblica pode prender sua atenção por um período de 4 a 10
minutos – o restante do tempo deve ser preenchido com outras atividades.
O processo de ensino deve envolver seus cinco sentidos – sentir, pegar, etc.
Têm vocabulário limitado – é necessário conhecer seu universo.
Não compreendem simbolismos – tomam tudo no sentido literal. Para elas,
o “Pai das Luzes” (Tg 1.17) será uma luz enorme rodeada de luzinhas.
São curiosas e perguntam o tempo todo.
Não se cansam de ouvir repetidamente as mesmas histórias.
Concentram-se em uma ou duas idéias de cada vez – não é difícil vermos
uma criança nesta idade parar de chorar por uns segundos para prestar
atenção em um gatinho e logo perder o interesse e voltar a chorar
copiosamente.
Sociais
Egoístas, mas já estão aprendendo a dividir.
Gostam muito de estar com outras crianças da mesma idade.
São observadoras e freqüentemente imitam atitudes dos outros.
É necessário tomar cuidado com o que se fala na presença delas, pois
podem parecer não estar prestando atenção e depois, repetir tudo o que
foi dito.
Ao mesmo tempo, bons modos e comportamentos adequados devem ser freqüentemente reforçados.
Período ideal para ensinar disciplina: (Pv 22.6; 15; 29.15).
Emocionais
Geralmente são desinibidas e gostam de participar ativamente das programações.
Gostam de ouvir seus nomes nos cânticos.
Querem sentir-se amadas e aceitas pela professora.
Brincalhonas e voluntariosas precisam aprender a respeitar os adultos.
Espirituais
Começam a despertar para as coisas de Deus e entender o que é certo e errado.
Aceitam naturalmente o plano da salvação e podem crer verdadeiramente.
Precisam:
Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
Aprender que Deus as ama e se preocupa com elas.
Ter temor a Deus, sem, contudo, considerá-Lo um “bicho-papão”.
Crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e serem incentivadas a possuir
uma – pode até ser a Bíblia ilustrada ou o Novo Testamento dos Gideões.
Saber que crendo em Jesus elas podem tornar-se filhas de Deus.
Crer que Deus tudo vê e quer que O obedeçam.
Devem entender que a Igreja é a “Casa do Senhor”: Saber que Deus é o Criador todo poderoso.
Desenvolver reverência – aprendendo a participar das atividades.
Sempre que a criança estiver atrapalhando a aula, ela deve ser retirada
do meio das outras até que o seu problema seja resolvido.
Ser disciplinada com firmeza, porém, com amor – lembre-se que Deus a confiou a você.
Devem aprender sobre oração:
Por que oramos, onde, quando, o que podemos pedir. Por que oramos em nome de Jesus e por que fechamos os olhos ao orar.
Elas devem compreender que o momento de oração é de extrema solenidade, silêncio e ordem, pois estarão falando com o Senhor.
Devem ainda, ser ensinadas a orar antes das refeições, de dormir e quando estiverem agradecidas ou em dificuldades.
2.2. SUGESTÃO DE RECURSOS VISUAIS.
Decoração da Sala
A sala deve ser clara, iluminada e ventilada.
Deve ter armário para guardar os objetos das crianças e os materiais didáticos.
Os móveis (mesa e cadeiras) devem ser de tamanho proporcional às crianças.
Deve ter um tapete para sentar-se no chão.
As paredes podem ser enfeitadas com figuras de EVA ou feltro, alegres e
coloridas: animais, pássaros, insetos, flores, sol, lua, abelhas,
ursos, etc.
E ainda: Crianças em sala de aula com rostos expressivos, segurando bíblias.
Crianças do mundo ouvindo a Palavra de Deus.
Cânticos
Quase todas as crianças amam a música, e os cânticos podem ser utilizados como auxílio de ensino.
A música deve ser escolhida, primeiramente, em função da fidelidade que ela tem à Bíblica.
Devem preparar as crianças para a lição a ser ensinada.
O professor deverá explicar a letra e a estória do cântico, quando for o caso.
Bem coloridos, com animais ou coisas da natureza, animados ou com movimentos.
Não há necessidade de letras impressas, pois a maioria das crianças nesta idade ainda não sabe ler.
O material deve ser resistente, para que elas possam manuseá-los.
Obs.: Há sugestão de Cd’s de cânticos infantis no item (3. Primários).
Versículos
Devem ser lidos primeiramente na Bíblia.
As palavras difíceis e o significado devem ser explicados.
Depois deve ser mostrado o visual que foi preparado e repetido até completa memorização (Ex: Jo 3:16a).
Bem coloridos e, de preferência, com figuras que ilustrem o tema, já que muitos não sabem ler.
Sempre associados à lição que será ensinada.
Aulas
A
Lição bíblica, por ser um curto período de tempo, exige toda a atenção
das crianças. Tudo o que foi feito até este momento já serviu para dar
subsídios e informações preliminares que ajudarão a criança compreender o
que será ensinado.
Lições em Cartazes:
* Sobre a Criação do mundo/BettyLukens.
* O nascimento de Jesus.
* Deus fala pela Palavra.
* Boas maneiras na igreja.
* Vida de Crianças da Bíblia: José, Moisés, A criada de Naamã, Samuel/APEC.
E ainda:
* As crianças se identificam com rostos expressivos de plantas:
*Florzinha Mariana/APEC
* De animais/CPAD.
* E até de objetos inanimados: O Guarda-chuva ambulante/APEC.
* O flanelógrafo pode ser utilizado, porém, com figuras grandes
(poucas), já que as crianças nesta idade não prestam atenção
a pequenos detalhes.
Pós-Aula
São atividades que servirão para fixar a lição e de divertimento depois da aula.
Também pode ser algo interessante com que eles possam contar aos pais o assunto da lição:
* Ainda têm pouca coordenação para pinturas e contorno de figuras pequenas – figuras grandes são melhores.
* Caderno com figuras para colorir – sempre relacionadas à lição.
*Jogo de Memória – onde as crianças devem ter a oportunidade de contar algo acerca do assunto, quando conseguir formar um par.
Podem também:
* Montar objetos enfiados em isopor.
* Montar objetos enfiados em isopor.
* Pequenas peças coloridas, de cartolina, unidas por cordões (ex. Pastor e
púpito, poço e mulher samaritana, manjedoura e bebê, etc.).
* Argamassa para formar objetos que foram mencionados na lição.
Sistema de incentivo:
* Montar o pós-aula durante algumas semanas (projeto ou pintura) e
escolher um dia para entrega-lo as crianças, com premiação àquelas que
faltaram menos.
* Lembre-se! Folhas soltas são mais fáceis de serem jogadas depois da
aula. Uma linda apostila com o nome da criança e um elogio da professora
será mais fácil de ser valorizada e guardada.
3.1. CARACTERÍSTICAS
Físicas
* Continuam se desenvolvendo rapidamente, mas já demonstram maior
controle de seus músculos para jogos/brincadeiras e capacidade manual
para pequenas tarefas e trabalhos artísticos.
* São muito ativas, barulhentas e irrequietas, sendo difícil mantê-las sentadas por longos períodos.
* É sempre conveniente que as aulas sejam planejadas de modo que haja uma
opção de cânticos com gestos, ou memorização de versículos com
quebra-cabeça, ou pós-aula com alguma brincadeira onde elas possam
expressar-se fisicamente.
Porém,
as brincadeiras ou atividades físicas serão bem vindas e necessárias
desde que praticadas como método de ensino e não como passa-tempo
somente.
Mentais
* A Lição Bíblica pode prender sua atenção por um período maior agora, de
8 a 20 minutos, – a lição passa a ser o clímax da aula, mas as outras
atividades também são fundamentais.
* Têm boa memória e muitas já sabem ler e escrever.
* Ainda não conseguem estabelecer totalmente a distinção entre o real e o
imaginário – o uso de recursos visuais vai facilitar sua compreensão.
* O ensino de novos conceitos deve sempre partir do conhecido para o desconhecido, do simples para o mais complexo.
*Devem ser incentivadas a leituras bíblicas diversas: revistinhas, estórias missionárias, passa-tempos, etc.
Sociais
* O contato com o mundo exterior é crescente.
* As melhores partes da casa são as janelas e a porta da rua.
* O que mais gostam de fazer é brincar com outras crianças da mesma idade – correr, jogar bola.
* São amáveis com o sexo oposto.
* Apesar de gostarem de brincar em grupo, ainda não desenvolveram o sentido de equipe, e preferem atividades individuais.
Emocionais
* São voluntariosas e gostam de chamar atenção para si.
* Resistem às ordens, mas obedecem a sugestões amáveis.
* Quando for necessário repreendê-la, faça-o na hora, pois esquecem rapidamente os fatos.
* Gostam de ser tratadas com carinho e mansidão – nada de ironia ou apelidos.
* Precisam sentir-se seguras para ficarem felizes.
* Costumam sentir grande afeição pela professora e até ter crises de ciúmes, que precisam ser administradas.
Espirituais
Precisam de salvação e nesta idade costumam aceitar a Jesus como seu Senhor.
* Já distinguem claramente entre o certo e o errado.
* Sentem desejo sincero de ser bons, mas não conseguem – é comum se
arrependerem verdadeiramente quando desobedecem, mas logo a seguir
cometem o mesmo erro...
* Têm curiosidade sobre assuntos como morte, céu e inferno.
* As histórias de heróis e aventuras serão suas prediletas – e devem ser
contadas com emoção e suspense: “então... de repente... quando menos se
espera...”.
* Nesta idade, é imprescindível terem sua própria bíblia, em texto.
Estão aptos a aprender:
* Que Deus é santo e separado do pecador.
* Que Cristo morreu pela criança que crê.
* Que Cristo é o único meio de salvar o Pecador.
* Que o crescimento espiritual vem pela leitura da Bíblia e pela oração
3.2. SUGESTÃO DE RECURSOS VISUAIS
Decoração da Sala
A sala deve ter identidade com as crianças – ser a “cara delas”.
* Cartazes com seus nomes ou fotos para aniversários, premiações, etc.
* Figuras de crianças em oração, lendo a Palavra e falando umas às outras.
* Crianças com roupas típicas de diversos países, afixadas sobre um mapa do mundo, para incentivo a missões.
Incentivo à Presença e visitantes:
*Trem e Vagões – Cada criança tem o seu vagão e se trouxer um convidado
coloca uma figura de criança na janela até que todas as janelas estejam
ocupadas. Ao final de um período, quem tiver mais vagões “ocupados” deve
ganhar um lindo passeio com a professora.
Sl 86:11 “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade...”.
Cânticos
* Os cânticos são parte importante da aula.
* Devem ser explicados e relacionados à Lição.
* Devem ensinar verdades bíblicas, como: nomes dos apóstolos e dos livros da bíblia, o amor, cuidado e proteção de Deus, etc.
* Existem bons Cd’s com corinhos para crianças.
*É importante que o cântico seja visualizado para ajudar na memorização.
*Podem ter figuras e letras.
*Podem ter figuras e letras.
Versículos
Esta
é uma idade excelente para começar a memorizar porções das Escrituras,
que com certeza ficarão gravadas em seus corações e serão úteis tanto
para salvação como para edificação (2 Tm 3.15; Jo 14.26).
* Os versículos devem sempre ser lidos primeiramente na Bíblia (pela criança).
* Depois podem ser repetidos no visual preparado, até a memorização.
* É imprescindível a memorização da referência junto com o versículo.
* O ensino da Palavra de Deus deve fazer sentido para a vida prática da
criança – alguns textos das Escrituras são de difícil compreensão para
esta idade.
Ex. fácil: “Ef 6:1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.”
Ex.
difícil: “Tg 1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto,
descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra
de mudança.”
Podem
ser usados diversos métodos para memorização: Cartazes, quebra-cabeça,
gestos, varal, quadro de giz, cartaz de pregas, flanelógrafo, etc.
Aulas
Nesta
idade as crianças ainda não se fixam por longos períodos em textos ou
longas preleções, por isso, para obter sua atenção é necessário uma aula
dinâmica, participativa e com auxílio de todos os recursos disponíveis.
*A vida de grandes obreiros deve ser contada incentivando as crianças para a obra de missões.
* As crianças já devem possuir uma bíblia em texto, mas, é importante possuírem histórias bíblicas resumidas.
* O Flanelógrafo (grande/tripé) poderá ser usado para contar em detalhes
as lindas histórias bíblicas – A vida de Jesus, a vida de Davi, etc.
* Não espere que os “Primários” sentem para ler o livro de Mateus ou de
Gênesis, por exemplo, mas eles lerão as histórias em livros ilustrados,
se tiverem oportunidade.
* O Flanelógrafo (de mesa) também é uma excelente opção para contar a vida de missionários, como a de Mary Jones, por exemplo.
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