Disciplina durante a aulaCausas básicas do mau
comportamento
A – Problemas: 1- Desatenção. 2- Atraso. 3- Falta de respeito aos mais velhos. 4- Mau comportamento. B – Causas básicas do mau comportamento: 1- Físicas: a- Arrumação inadequada da sala de aula. Os músculos estarão doloridos por estar sentado numa cadeira ou banco desconfortável? Há luz direta nos olhos? A sala é muito quente ou abafada? Todos podem ver da posição em que se encontram? Será que os alunos estão colocados de frente um para o outro e, por tanto, se destraem? b- Fase de crescimento. Haverá atividades adequadas ao dispêndio de energia? O período de atenção a que se está submetendo o aluno não será muito longo? 2- Sociais a- Desejo de brincar. b- Desejo de conversar. c- Desejo de se expandir depois do período de disciplina. d- Desejo de atrair a atenção sobre si. 3- Influencia do lar: a- Falta de respeito pelos mais velhos. b- Falta de disciplina no lar. c- Ausência de influencia religiosa. 4- Ensino inadequado: a- Trabalho mal organizado e mal preparado. b- Dependência do material a ser ensinado, sem torna-lo vivo e interessante para os alunos. c- Compreensão inadequada dos métodos de ensino. d- Falta de amor e compreensão para com o aluno. e- Atitude negativa: pouca esperança de que os alunos se comportem bem. Eles notam e agem de acordo. 5- Problemas psicológicos: a- Complexo de rejeição. b- Complexo de inferioridade. 6- Influencia satânica: a- Ignorância (da parte do professor) de seus métodos. b- Falta de oração suficiente (da parte do professor e da igreja). C- A responsabilidade do professor: 1- Ore pela disciplina da classe e pela sua própria preparação. Lembre-se de que a oração resolve os seus problemas. 2- Ame os alunos. Eles sentirão e corresponderão a esse amor. 3- Aprenda os nomes de seus alunos e chame-os pelo nome. 4- Procure estar totalmente preparado quanto à lição e outras partes da aula. O professor preparado sente-se seguro. Os alunos percebem a falta de segurança da parte do professor mal preparado e tirarão vantagens disso. 5- Seja positivo. Espere que os alunos se comportem bem. Mostre apreciação pelo bom comportamento. 6- Mantenha atividades variadas. Os alunos se cansam facilmente de uma única atividade. Faça com que seu programa de ensino tenha andamento rápido. 7- Procure vigiar os alunos, mas sem chamar atenção às coisinhas sem importância. Se algum aluno estiver se comportando mal, mas não perturbando os demais, ignore-o. 8- Visite os lares dos alunos; ou telefone. Procure saber quais os seus problemas individuais. 9- Apresente o material de ensino de uma forma tao interessante que os alunos não tenham tempo para distrações. 10- Seja justo e compreensivo, porem firme. 11- Cumpra tudo o que prometer – Quer disciplina, quer prêmios. 12- Examine-se após cada aula. Tire o Maximo proveito de suas experiências. D – Medidas preventivas: 1- Mantenha os alunos ocupados. 2- De oportunidade para o dispêndio de energias. 3- Procure evitar más condições atmosféricas na classe. 4- Procure proporcionar lugares confortáveis para todos, com assentos próprios para o tamanho do aluno. Faça os alunos ficarem de frente para o professor. Separe os mais desatentos. Deixe lugares vagos próximo à porta para os atrasados. 5- Evite ruídos desnecessários. Especialmente cântico muito estridente. 6- Estabeleça um método de o aluno pedir a palavra. 7- Inicie a aula na hora marcada, e mantenha os alunos ocupados desde a hora de entrar na sala de aula. Comece a aula com entusiasmo. E – medidas corretivas: 1- Recolha o objeto que esteja causando desordem (se for preciso tirar do aluno algum objeto seu, coloque-o sobre sua mesa, ou num lugar visível, para que lê saiba que vai recebe-lo no final da aula. Peça para que ele não volte a trazê-lo à classe) 2- Coloque o dedo sobre o lábio pedindo atenção. 3- Pare de falar durante um minuto. 4- Olhe firmemente para o aluno desatento. Faça-lhe uma pergunta, chamando-o pelo nome. 5- Detenha temporariamente um premio para o desobediente. 6- Dê oportunidade para o aluno desatento ajudar em alguma coisa, mas cuidado para não dar a impressão de premiar a desatenção. 7- Converse com o aluno fora da classe sempre que for possível e trate-o com amor. 8- Expulse o aluno da classe quando necessário, mas nunca sem aconselha-lo. Seja justo e mantenha a simpatia da classe. 9- Não ameace desnecessária e injustamente. Porem, se ameaçar algum castigo, execute-o. F – Devemos evitar: 1- Não castigue fisicamente. 2- Não ralhe com o aluno por desatenção, antes se examinar se seus métodos estão interessantes. 3- Não envergonhe um aluno diante da classe, a não ser que seja inevitável. Fale com ele depois da aula. 4- Não corrija os alunos se estiver zangado. Espere até poder falar-lhes com amor. 5- Não premie o aluno que apenas deseja chamar atenção sobre si. Dê responsabilidades àqueles que realmente merecem e que podem corresponder. G – Crianças em idade pré-escolar: Numa classe onde é necessário ensinar crianças pré-escolares junto com as mais velhas, esclareça à classe que há um grupo de crianças menores na sala, as quais ainda não escrevem e lêem com rapidez, é preciso ter paciência e ajuda-las, o mais importante é que os mais velhos possam dar exemplo. Publicado por Kellen Ribeiro
Para mais materiais sobre BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS, acesse o Portal da
EBD:
|
|||
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Disciplina durante a aula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário